Poder

A imoralidade continua em Maricá

Em 11 de novembro de 2002, o site PoderDFrevelou toda a engenharia montada pelo grupo do empresário FERNANDO TRABACH GOMES para mascarar seus contratos com a Prefeitura de Maricá, através da mudança dos sócios laranjas e dos nomes das próprias empresas.

As únicas coisas que não mudavam eram o númerodo CNPJ e a submissão ao comando de TRABACH, que responde na Justiça juntamente com seus laranjas pelos crimes de organização criminosa, lavagem de dinheiro na Operação Caça-Fantasmas.

Veja a matéria do PoderDF:

Choveu fantasma na horta de Maricá

Uma das empresas mais lucrativas de TRABACH é a LIMPPAR CONSTRUÇÃO E SERVIÇOS LTDA, a mesma que apareceu esse ano na cidade de Porto Alegre, onde abocanhou o fabuloso contrato para serviço de coleta de lixo da cidade.

Apesar de tudo que já foi revelado, o prefeito de Maricá, FABIANO HORTA do PT, parece não ter a menor preocupação em continuar trabalhando com a LIMPPAR e com o grupo de TRABACH no seu município, onde é a população que se sente tratada como lixo.

A LIMPPAR é uma empresa que faz qualquer serviço que se possa imaginar. Além dos contratos milionários de coleta de lixo e de varrição e capina em Maricá, a LIMPPAR possui outro com a prefeitura para locação de veículos e equipamentos pesados (Contrato 216/2021).

O inacreditável é que, mesmo depois de o Brasil inteiro saber quem é FERNANDO TRABACH e que ele já foi preso e confessou ao Ministério Público que sempre pagou propina para conquistar seus contratos, a Prefeitura de Maricá publicou no início desse mês, em 02/12/20222, a prorrogação do contrato de locação de veículos e equipamentos pesados com a LIMPPAR, no valor superior a 13 milhões de reais:

JORNAL OFICIAL DE MARICÁ | nº 1388 | 02 de dezembro de 2022

DIRETORIA OPERACIONAL DE COLETA, RESÍDUOS E VARRIÇÃO

EXTRATO DO TERMO N.º 02 DE PRORROGAÇÃO E REAJUSTE DO CONTRATO N.º 216/2021, REFERENTE AO PROCESSO ADMINISTRATIVO Nº 12516/2021.

PARTES: AUTARQUIA DE SERVIÇOS DE OBRAS DO MUNICÍPIO DE MARICÁ – SOMAR E LIMPPAR CONSTRUÇÃO E SERVIÇOS LTDA.

OBJETO: O PRESENTE TERMO TEM POR OBJETO:

1.1 A PRORROGAÇÃO DA VIGÊNCIA DO CONTRATO N° 216/2021, QUE TEM POR OBJETO CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE APOIO OPERACIONAL, VIA LOCAÇÃO DE VEÍCULOS E EQUIPAMENTOS PESADOS, INCLUINDO MOTORISTA E OPERADOR, E ESPECIALMENTE O DISPOSTO NA ATA DE REGISTRO DE PREÇOS Nº 104/2021 (REFERENTE AO PROCESSO ADMINISTRATIVO Nº 12726/2020, ATRAVÉS DO PREGÃO PRESENCIAL N° 70/2020), AMPARADA NO DISPOSTO NO ARTIGO 57, IV, DA LEI 8.666/1993, NA FORMA DA JUSTIFICATIVA INSERIDA ÀS FLS. 370/374 E AUTORIZAÇÃO DA AUTORIDADE COMPETENTE ÀS FLS. 417, AMBAS DOS AUTOS DO PROCESSO ADMINISTRATIVO Nº 12516/2021, POR 12 (DOZE) MESES, VIGORANDO DE 12/11/2022 À 12/11/2023;

1.2 FICAM REAJUSTADOS OS VALORES, CONFORME ESTABELECIDO NO ITEM 18.1 DO EDITAL, ASSIM COMO NA CLÁUSULA DÉCIMA SEGUNDA DO CONTRATO N° 216/2021 (FLS.131), COM FUNDAMENTO NO DISPOSTO NOS ARTIGOS 40, IX E 55, III DA LEI N°. 8.666/93, CONFORME JUSTIFICADO ÀS FLS. 370/374. DOS VALORES: APLICADO O REAJUSTE CITADO NO ITEM

1.2, O VALOR ORIGINÁRIO CONTRATADO PASSA A FICAR ACRESCIDO EM R$ 970.431,15‬‬ (NOVECENTOS E SETENTA MIL, QUATROCENTOS E TRINTA E UM REAIS E QUINZE CENTAVOS), EM DECORRÊNCIA DAS ALTERAÇÕES FEITAS. SENDO O VALOR REVISADO DISTRIBUÍDO CONFORME CRONOGRAMA DE DESEMBOLSO QUE SEGUE EM ANEXO, COM VALOR TOTAL DE R$ 13.162.963,96 (TREZE MILHÕES, CENTO E SESSENTA E DOIS MIL, NOVECENTOS E SESSENTA E TRÊS REAIS E NOVENTA E SEIS CENTAVOS). PARÁGRAFO PRIMEIRO. FOI UTILIZADO COMO PARÂMETRO PARA APLICAÇÃO DO REAJUSTE O ÍNDICE IGP-M, CONFORME PREVISÃO EDITALÍCIA

Parece que na cidade de Maricá, governada pelo PT há mais de dez anos, a preferência da Prefeitura é sempre fazer negócios com o grupo do empresário que já confessou pagar propina, pouco importando o que pensa a opinião pública.

Fica a impressão de que o fato FERNANDO TRABACH e sua quadrilha terem celebrado um acordo de delação premiada para se livrar da cadeia os tornou ainda mais fortes nos negócios.

O Ministério Público e o Prefeito de Maricá precisam responder algumas perguntas muito simples apresentadas pelo Poder DF:

  1. Como é possível que os membros de uma quadrilha, sabidamente envolvida no pagamento de propinas a autoridades, continuem administrando empresas que ganham cada vez mais contratos com órgãos públicos?
  2. Alguém acredita que a simples mudança dos nomes das empresas seria capaz de esconder que seus verdadeiros donos são os membros da quadrilha de TRABACH?
  3. Qual a justificativa para tantos contratos emergenciais e aditivos firmados entre a Prefeitura de Maricá e as empresas de TRABACH?
  4. Isso não revela diversos descumprimentos aos acordos de colaboração premiada celebrados pela família TRABACH?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo