ONG indígena de ministra de Lula desviou milhões e pediu doação para Yanomamis em 2020 no Facebook
Documentos obtidos com exclusividade pelo Portal Poder DF, revelam que a recém nomeada ministra dos Povos Indígenas do governo Lula, Sonia Guajajara não conseguiu prestar contas dos contratos da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB), organização em que ela figurou com diretora executiva até 2022.
Para maquiar os esquemas de corrupção apontados pelo Tribunal de Contas da União, a organização atuava sem um CNPJ próprio, utilizando registros de organizações regionais como Coiab, Arpinsul e outras instituições indígenas para firmar contratos com recursos públicos que foram jogados no ralo, por mau uso e desvio do dinheiro que não chegava nas aldeias.
Atual ministra de Lula, Sônia Guajajara está impedida de entrar em sua própria aldeia no Maranhão por delitos menores dentro da comunidade. Ela foi acusada por lideranças locais por utilizar a estrutura pública como carros da Sesai/Funai e de organizações que recebem recursos públicos ou de Embaixadas, para a festa de 15 anos de sua filha, bancada também com recursos públicos das ONGs, desviados para benefícios próprios.
Em 2020, a ONG comandada por Sonia Guajajara pediu doações para o povo yanomami de Roraíma, porém, os recursos desta campanha jamais chegaram na aldeia, de acordo com lideranças locais que conversaram com a reportagem. Indígenas que vivem na divisa entre Brasil e Venezuela contaram a reportagem que as lideranças dessas organizações tem vida de rei e utilizam todos os recursos em benefícios próprios.
APIB PEDE DINHEIRO PARA YANOMAMIS EM 2020 pelo Facebook
https://www.facebook.com/apiboficial/photos/o-povo-yanomami-precisam-da-sua-ajudaum-projeto-de-lei-est%C3%A1-sendo-discutido-no-c/2598397367097083/
Ontem, nossa reportagem especial mostrou a vida de luxo vivida por Júnior Hekurari Yanomami. Gordinho, de sombrancelha feita, unha pintada e uma conta bancária recheada, Júnior Hekurari Yanomami, presidente da organização, que hoje está com o CNPJ inválido devivo aos desvios de recursos públicos, exibe fotos em cabines de aviões e nas praias do Rio de Janeira. Na noite carioca, usa camisa Polo Armani, conforme fotos publicadas em seu próprio Instagram, em flagrante contraste com a foto da indígena yanomami venezuelana apresentada por sua ONG como um presente ao parceiro recém eleito presidente da República no Brasil, Luis Inácio Lula da Silva. Em abril, Júnior e Lula aparecem juntos em um evento.
Veja alguns dos atos de corrupção comprovados nas ONGS que formam a APIB
Corrupção Arpinsul – APIB
https://www.jusbrasil.com.br/jurisprudencia/tcu/729250573/relatorio-729250801
CORRUPÇÃO COIAB – APIB
https://www.jusbrasil.com.br/jurisprudencia/tcu/315613664/inteiro-teor-315613762